No momento você está vendo Dor no pescoço? Conheça as causas, diagnósticos e tratamentos!

Dor no pescoço? Conheça as causas, diagnósticos e tratamentos!

Você sabia?

Você sabia que a dor no pescoço (coluna cervical), é uma região muito comumente afetada por dores diárias assim como a região lombar ? A Coluna cervical é composta por 7 vértebras e entre elas discos intervertebrais que servem como “ amortecedores” do nosso pescoço. Além disso,  nessa região existem ligamentos, músculos e passagem de artérias importantes do nosso sistema circulatório, que quando comprometidos podem gerar inclusive dores de cabeça, portanto, as causas de dores no pescoço podem ser variadas!

Causas de dor no pescoço

– Estresse ( tensões musculares);

– Má postura;

– Uso rotineiro de celular, tablet e computador;

– Dormir em posição errada;

– Hérnias de disco;

– Protusões discais;

– Artrose, entre outros.

Diagnóstico clínico para dor no pescoço

Para aliviar a dor no pescoço é importante o paciente passar por uma avaliação médica e fisioterápica, para poder assim descobrir a real causa dela e desta forma direcioná-lo à um tratamento adequado de acordo com as suas necessidades.

Tipos de tratamento para dor no pescoço

O tratamento indicado dependerá muito de cada paciente e do seu quadro. Contudo, no caso de dores agudas é muito comum começarmos com técnicas de analgesia. Já em caso de dores crônicas (à partir de 3 meses) é muito comum utilizarmos recursos que tragam mobilidade, flexibilidade e força para a região afetada, entretanto se necessário também é utilizado técnicas para alívio de dor.

Técnicas para dores agudas

– Liberação miofascial

– Osteopatia

– Ultrassom e corrente combinada;

– Dry needling;

– Ventosas;

– Mioblaster, entre outros.

Técnicas para dores crônicas

– Pilates

– R.P.G

– Yoga

Dicas importantes

A bolsa de água quente não resolve a dor no pescoço por si só, mas ela é uma grande aliada para o tratamento dessas dores, pois ela aumenta a circulação local e favorece o relaxamento muscular, ajudando assim a melhorar o quadro!
Outra dica importante é evitar dormir de bruços (barriga para baixo), pois esta posição mantém seu pescoço muito tempo em rotação, o que favorece portanto o aumento de dor.

Deixe um comentário